Uma pessoa morreu e, pelo menos, 27 ficaram feridas após uma explosão num prédio de sete andares em Vénissieux, perto de Lyon, França, na madrugada desta segunda-feira.
Segundo o jornal Le Parisien, a explosão terá acontecido por volta das 3h30.
A vítima mortal era um homem na casa dos 70 anos, que morava no prédio. O seu apartamento terá ficado em chamas, devido à explosão.
"Foi uma visão de caos. Sentimos uma explosão. Todas as portas de todos os andares foram arrancadas. Os batentes das janelas caíram sobre nós, na cama. Não sabíamos o que estava a acontecer. O fogo, os gritos, os berros e o medo. Não sabíamos para onde ir", contou um morador do prédio ao Le Progrès .
Nove pessoas tiveram de ser transportadas por ambulâncias até ao hospital devido a ferimentos no local, e outras 18 foram pelo próprio pé, devido a “emergências relacionadas” com o incidente.
Ao todo, 150 pessoas tiveram de abandonar as casas, devido à explosão e ao incêndio que se seguiu, e passaram o resto da noite num centro comunitário disponibilizado pelo governo local.
As imagens que já circulam pelas redes sociais, e que pode ver na nossa galeria, mostram o aparato no local enquanto o incêndio ainda consome o prédio em questão. O chão está coberto de detritos que, muito provavelmente, resultaram da explosão. Do outro lado da estrada, diversos moradores locais e transeuntes ficam na zona a ver a evolução do fogo e os trabalhos dos bombeiros.
Na origem do incidente, estará a explosão de uma botija de gás, segundo uma fonte policial citada pela AFP. Contudo, a informação ainda não foi confirmada oficialmente pelas autoridades.
No local estiveram mais de 90 bombeiros apoiados por 40 viaturas.
Após as verificações de segurança das autoridades, para garantir a solidez do edifício, metade dos moradores vai poder regressar a casa ainda esta segunda-feira. Os restantes, terão de ser realojados, pelo menos, durante uma primeira fase, em outras habitações, até que a reparação do prédio fique completa.
Leia Também: Bebé em estado grave após cair de 3.º andar em França. Há 3 detidos