Um médico cirurgião de 54 anos foi detido, na terça-feira, em Alicante, Espanha, por suspeitas do crime de homicídio após ter amputado vários dedos do pé do seu pai. O homem, de 94 anos, acabou por morrer devido a uma infeção.
Segundo confirmaram fontes próximas do caso à agência de notícias espanhola Efe, o idoso tinha sido recentemente diagnosticado com problemas de circulação sanguínea e os médicos recomendaram a amputação de parte dos membros inferiores devido ao início de gangrena, que é a morte de tecidos do corpo causada pela falta de fluxo sanguíneo e oxigénio.
No entanto, para proceder à amputação, o hospital necessitava do consentimento expresso de todos os filhos do utente.
Não tendo a autorização dos irmãos, de acordo com as fontes, um dos filhos, que é cirurgião, decidiu realizar uma amputação caseira. No total, retirou-lhe cinco dedos: três de um pé e dois do outro.
Após a amputação, o idoso regressou ao lar onde estava internado e os funcionários aperceberam-se das feridas que tinha nos pés.
O seu quadro clínico acabou por se complicar e o homem teve de ser internado no hospital, onde morreu pouco tempo depois devido a uma septicemia.
À Europa Press, fontes da Polícia Nacional confirmaram que o filho da vítima tinha sido detido, mas não adiantaram mais pormenores sobre o caso.
Leia Também: Controlado fogo na Extremadura espanhola. Avançava há dez dias