Jovem morre após tomografia com contraste no Brasil. Teve reação alérgica

Leticia Paul, de 22 anos, que sofria de problemas nos rins e bexiga, foi fazer uma tomografia de contraste como exame de rotina. No entanto, teve uma reação alérgica e acabou por morrer menos de um dia depois.

Tomografia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
22/08/2025 19:59 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Brasil

Uma jovem de 22 anos morreu, na quarta-feira, depois de sofrer um choque anafilático durante a realização de uma tomografia com contraste num hospital de Rio do Sul, no Brasil.

 

De acordo com o site brasileiro g1, que cita a tia da jovem, Leticia Paul terá tido uma reação alérgica grave aos contrastes, tendo sido entubada após o exame. Passadas nem 24 horas, a jovem acabou por morrer.

A tia de Leticia contou que a jovem tinha problemas nos rins e na bexiga e que tinha ido fazer um exame de rotina como era habitual. 

O hospital, por sua vez, lamentou a morte e mostrou solidariedade para com a família.

"Aproveitamos para reafirmar nosso compromisso com a ética, a transparência e a segurança assistencial, destacando que todos os procedimentos são conduzidos em conformidade com os protocolos clínicos recomendados", disse em comunicado

Letícia Paul, que tinha acabado de se formar em Direito, é descrita como uma pessoa "amável" e que gostava de estar com os amigos.

"Ela era uma menina vibrante, de personalidade. Amava Direito, tão estudiosa. Sonhava alto, e tenho certeza de que seria um nome conhecido no meio jurídico", referiu a tia da jovem.

O que é o contraste?

Segundo um médico em entrevista ao g1, os contrastes são substâncias químicas, utilizadas em exames como ressonâncias, tomografias ou radiografias - com indicação médica -, com o objetivo de realçar áreas específicas do corpo. 

Referiu também que o método é seguro e que há estudos que comprovam a eficácia nos diagnósticos por imagem. Já as reações  ao uso da substâncias existem, mas são raras.

E o que é um choque anafilático? 

De acordo com o site da CUF, a "anafilaxia é uma resposta alérgica grave e com risco de vida que pode causar edema (inchaço), urticária, diminuição súbita da pressão arterial, falta de ar, dificuldade em engolir, perda de consciência ou mesmo morte se não for imediatamente tratada".

Leia Também: Alpinista italiano morre a tentar ajudar amiga presa a 7.000m de altitude

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas