Após vídeo sobre adultização, Felca agradece: "Você salvou vidas"

O youtuber Felca denunciou, há duas semanas, a adultização de crianças nas redes sociais através de um vídeo. Em jeito de balanço, o brasileiro referiu que as "doações" para instituições de crianças "aumentaram mais de 2600%" desde então.

youtuber Felca

© Reprodução Instagram/ Felca

Maria Gouveia
22/08/2025 20:16 ‧ há 3 horas por Maria Gouveia

Mundo

Brasil

O youtuber brasileiro Felipe Pereira - mais conhecido por Felca - partilhou, na noite de quinta-feira, um balanço dos resultados obtidos após ter denunciado a adultização de crianças nas redes sociais, onde o influencer Hytalo Santos é visado.

 

"Hoje faz duas semanas que postei meu último vídeo, adultização", começa por escrever num 'instastory' do Instagram. 

"O que aconteceu desde então: as instituições de crianças informaram que as doações aumentaram mais de 2600%, criminosos foram punidos, uma conscientização a nível nacional foi feita e a palavra adultização passou a ser de conhecimento comum", referiu.

Felca acrescentou ainda que "muitas pessoas" têm falado com ele e lhe dizem que "estão à procura de terapia pela primeira vez na vida". 

"Foram vocês [internautas] que fizeram tudo acontecer: cada um compartilhou, apoiou, denunciou, doou, conscientizou, obrigado. Você salvou vidas, no longo prazo não teremos noção de quantas pessoas deixarão de ser vítimas", notou. 

Notícias ao Minuto © Reprodução Instagram/ Felca

De salientar também que, na terça-feira, a Câmara dos Deputados aprovou a tramitação em regime de urgência para um projeto que combata a adultização de crianças nas redes sociais, de acordo com o g1.

"A minha intenção é acabar com isso"

O vídeo, como o próprio alerta nos seus primeiros minutos, não é para todos e aborda temas sensíveis para os quais nem todas as pessoas estarão preparadas para discutir.

Em causa, está o uso de imagens de menores nas redes sociais com o intuito de obterem cliques e visualizações, colocando essas mesmas crianças expostas a situações que não são próprias para a sua idade. Pior que isso: são expostas a riscos como predadores sexuais.

O vídeo, visto por milhões de pessoas, tornou-se viral e já levou várias entidades a reagirem. No Brasil, já se pediu uma investigação a influenciadores que possuam este tipo de práticas.

Exploração de menores nas redes sociais? Vídeo viral abre debate

Exploração de menores nas redes sociais? Vídeo viral abre debate

YouTuber brasileiro denunciou num vídeo na semana passada vários conteúdos nas redes sociais que expõem de forma indevida crianças e jovens. O seu vídeo, visto por 35 milhões de pessoas, já gerou ação.

Andrea Pinto | 10:47 - 13/08/2025

Após vídeo, influencer Hytalo Santos foi detido

O influencer brasileiro e o marido, Israel Natan Vicente, foram detidos e são suspeitos de vários crimes, incluindo tráfico de pessoas, exploração sexual e trabalho infantil.

"Além do cumprimento do mandado de prisão temporária expedido pela Justiça da Paraíba, os agentes também realizam buscas no endereço onde ele foi localizado, em cumprimento a ordem judicial. A ação segue em andamento", sublinhou a SSP.

Para o magistrado, "há fortes indícios" de tráfico de pessoas, exploração sexual e trabalho infantil artístico irregular, produção de vídeos com divulgação em redes sociais e constrangimento de crianças e adolescentes, entre outros crimes.

Influencer Hytalo Santos detido. Vídeo denunciou exploração de menores

Influencer Hytalo Santos detido. Vídeo denunciou exploração de menores

Hytalo Santos foi detido no município de Carapicuíba, em São Paulo, Brasil. Em causa estão "fortes indícios" de vários crimes, incluindo tráfico de pessoas, exploração sexual e trabalho infantil. O caso foi denunciado por um outro influencer num vídeo que já se tornou viral.

Márcia Guímaro Rodrigues | 16:10 - 15/08/2025

Por sua vez, os ex-funcionários do brasileiro Hytalo Santos, de 28 anos, revelaram que o ambiente vivido em casa do influenciador era de controlo extremo, negligente e de exploração.

"Uma pessoa soberba e que tudo tem que andar conforme ele quer", referiu uma funcionária sob anonimato ao Fantástico. Já um outro colaborador disse que "se [as coisas] não fossem como ele queria, ele dispensava".

Ex-funcionários denunciam Hytalo Santos:

Ex-funcionários denunciam Hytalo Santos: "Pessoa soberba" e controladora

Ex-funcionários do influencer Hytalo Santos relataram que o brasileiro era "uma pessoa soberba" e que em casa o ambiente era de controlo e exploração. Referiram também que tudo tinha de ser feito do jeito do homem e que os adolescentes era submetidos a regras rigorosas.

Maria Gouveia | 11:06 - 19/08/2025

Leia Também: Influenciador denunciado em vídeo sobre adultização fala pela 1.ª vez

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas