PJ deteve motorista em Lisboa. Matou no Brasil há 9 anos e veio para cá

Um homem de 31 anos foi detido esta semana na região de Lisboa, quase dez anos depois de ter disparado contra um outro homem na via pública, em Goiás, no Brasil. A vítima acabou por morrer.

algemas, preso, detido

© Shutterstock

Ana Teresa Banha
22/08/2025 17:34 ‧ há 3 horas por Ana Teresa Banha

País

Polícia Judiciária

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, na quinta-feira, um homem que há quase dez anos matou outro no estado de Goiás, no Brasil.

 

De acordo com um comunicado emitido esta sexta-feira, a PJ, a detenção foi feita a partir da Unidade de Informação Criminal, no cumprimento de um mandado de detenção internacional, "emitido no passado mês de agosto pelas autoridades judiciárias brasileiras".

Segundo explicam as autoridades, o homem, de 31 anos, é suspeito de ter efetuado "vários disparos com arma de fogo que provocaram a morte de um outro homem, na via pública", em 2015.

"Após os disparos, o detido viajou para Portugal, onde se encontra há cerca de nove anos, exercendo atualmente a profissão de motorista. Vive com a sua companheira, de nacionalidade portuguesa, e uma filha menor e tem a sua situação de permanência em território nacional regularizada", lê-se na nota.

Segundo a PJ indica, o homem pode vir a ser condenado a uma pena de 30 anos de prisão. Já foi presente a tribunal e foi determinado que "aguardasse os ulteriores termos do processo de extradição em prisão preventiva".

Já esta sexta-feira a PJ anunciou a detenção de um outro homem, também com 31 anos, que era procurado pelas autoridades brasileiras depois de, em 2017, ter assaltado uma caixa ATM num supermercado em São Paulo.

Detido homem que assaltou 'super' no Brasil em 2017. 'Fugiu' até Portugal

Detido homem que assaltou 'super' no Brasil em 2017. 'Fugiu' até Portugal

A detenção aconteceu na quarta-feira, na região de Lisboa. O homem encontrava-se em Portugal desde 2017, desde o mesmo ano em que assaltou uma caixa ATM localizada no interior de um supermercado em São Paulo, no Brasil.

Ana Teresa Banha | 16:01 - 22/08/2025

De acordo com o que as autoridades explicaram, este homem não agiu sozinho, mas sim com mais dois homens. No final de 2017, veio para Portugal, onde tinha a sua "situação de permanência devidamente regularizada".

Também este homem, que levou cerca de 83 mil euros juntamente com o grupo no assalto à mão armada, aguarda os próximos passos do processo em prisão preventiva.

Leia Também: Detido homem que assaltou 'super' no Brasil em 2017. 'Fugiu' até Portugal

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas