Fogo deixa prejuízos de 3,8 milhões no Freixo de Espada à Cinta

O município de Freixo de Espada à Cinta anunciou hoje que o incêndio que deflagrou à uma semana neste concelho do Douro Internacional registou 246 lesados e um montante de prejuízos que ronda os 3,8 milhões de euros.

exército incêndios

© Exército Português

Lusa
22/08/2025 20:31 ‧ há 3 horas por Lusa

País

Incêndios

Este concelho situado em pleno parque Natural do Douro Internacional (PNDI), no distrito de Bragança, apresenta uma área agrícola ardida reportada de cerca de 854 hectares e deste 168 podem recorrer a ajuda direta do Governo até aos 10 mil euros.

 

Segundo esta autarquia transmontana presidida pelo socialista Nuno Ferreira, há também prejuízos avultados na áreas do produção de mel, onde foram contabilizadas 1.172 colmeias ardidas,

"Os prejuízos reportados pelos agricultores foram mais evidentes nas culturas do olival, vinha e amendoal, havendo também reporte de sistemas de rega danificados, pastagens ardidas e apiários destruídos", indica este município, em comunicado.

Estes números surgem no âmbito das medidas tomadas por esta  autarquia, que se antecipou ao Governo e começou desde logo a realizar a avaliação e levantamento dos prejuízos associados à ocorrência deste incêndio.

Na sequência da reunião decorrida na quinta-feira, em Sernancelhe, no distrito de Viseu, com 27 autarcas das regiões afetadas pelos incêndios que contou com a presença dos ministros da Agricultura, José Manuel Fernandes, e da Coesão Territorial, Miguel Castro Almeida, e na qual o concelho de Freixo de Espada à Cinta esteve representado pelo presidente da Câmara Municipal, Nuno Ferreira, ficou estabelecido que os lesados com prejuízos até aos 10.000 euros serão ressarcidos no prazo de 10 dias.

"Uma situação que esperamos que venha efetivamente a concretizar-se e que iremos acompanhar de perto," promete Nuno Ferreira, na mesma nota.

Nesta reunião, Nuno Ferreira fez um conjunto de reivindicações ao Governo que espera que venham a ser ouvidas, para que ninguém fique por compensar pelos prejuízos causados por este grande incêndio que destruiu hectares de terreno e queimou o trabalho de uma vida a centenas de produtores/agricultores do concelho.

O autarca deixou o convite à tutela para que visite o concelho e veja 'in loco' a devastação e as necessidades da população afetada por esta catástrofe.

Segundo esta autarquia do Douro Internacional, ainda na sequência desta reunião, "ficou estipulado que a abertura do processo de submissão das candidaturas dos lesados aos apoios estatais se iniciará a partir do dia segunda-feira".

A Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta realizou, ao longo desta semana, este trabalho de levantamento dos prejuízos e está em condições de, a partir de segunda-feira, iniciar o processo de submissão de candidaturas, com o objetivo de acelerar o processo dos lesados registados até hoje.

Este município adiantou ainda que o Gabinete de Apoio ao Agricultor continuará disponível para prestar toda a assistência necessária, continuar a realização do levantamento de prejuízos e submeter mais candidaturas, se necessário.

Outras da medidas anunciada é que a partir de segunda-feira será distribuído o alimento que se prevê que chegou a este concelho no sábado que foi o mais afetado pelo incêndio do Douro Internacional que deflagrou no 15 de agosto e que depressa alastrou aos concelho de Torre de Moncorvo e Mogadouro, na área do PNDI.

"Ao todo, nestes dois dias serão distribuídas 43 toneladas de feno, uma medida urgente que visa garantir alimento aos animais e apoiar no imediato os produtores", indicou Nuno Ferreira.

A GNR estima que neste três concelhos do distrito de Bragança, tenham ardido mais de 13 mil hectares, dados ainda preliminares.

Leia Também: Eletricidade: Rede opera com "normalidade" na Serra da Estrela e Almeida

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas