Esta segunda-feira, começou a fase de pré-reservas da nova carrinha elétrica Stelato S9T da Huawei e da BAIC Motors, que está a ser um sucesso - em 24 horas, registaram-se 20 mil encomendas. As vendas começam em setembro.
Trata-se do segundo modelo da Stelato, uma marca que resulta da parceria entre a Huawei e a BAIC. O primeiro foi o sedã S9, que segundo o China EV DataTracker não teve números expressivos: 15.068 unidades desde o lançamento em outubro passado até julho.
De acordo com o CarNewsChina, a S9T superou largamente esses registos em apenas 24 horas, registando-se 20 mil encomendas em 24 horas na rede de vendas de automóveis da Huawei. Porém, podem não se traduzir em vendas efetivadas, uma vez que nesta fase ainda é possível desistir com direito a reembolso.
Esta carrinha 'station wagon' tem um motor elétrico no eixo traseiro, capaz de debitar 304 cv, mas numa versão de tração integral há dois motores com uma potência combinada de 516 cv. A bateria é da CATL, com 100 kWh de capacidade, sendo que a variante de tração dianteira tem até 801 km de autonomia (ciclo CLTC).
Por outro lado, a Stelato S9T tem uma variante híbrida de autonomia alargada, que pode percorrer mais de 1.300 km em utilização híbrida. A bateria pode ser de 37 kWh ou de 53,4 kWh, sendo a autonomia 100 por cento elétrica de até 354 km (na variante de maior capacidade). O motor elétrico de 227 kW impulsiona o eixo traseiro. Quanto ao motor a combustão 1,5 litros, este debita 158 cv.
Disponível em quatro variantes (duas de autonomia alargada e apenas uma de tração integral), a Stelato S9T tem por dentro um painel de instrumentos LCD de 12,3 polegadas. Junta-se um ecrã principal de 16,1 polegadas flutuante e um terceiro ecrã de 12,3 polegadas para o passageiro. Há um sistema de som de 25 altifalantes e um frigorífico. Há, igualmente, o sistema de assistência à condução ASD 4 da Huawei.
Leia Também: Autonomia de 3.000 km com cinco minutos de carga? Os planos da Huawei