Em breve, parte de uma autoestrada da Chéquia poderá ficar com um maior limite de velocidade na União Europeia - 150 km/h.
É uma situação diferente daquela que se verifica em 'autobahns' na Alemanha que não têm um limite fixado. Na Chéquia, começou na semana passada um teste numa secção da D3.
A Direção Checa de Estradas e Autoestradas anunciou nas redes sociais: "Começámos a instalar na autoestrada D3 sinais de trânsito variáveis para uma velocidade de 150 km/h. Os testes decorrerão num trecho de 50 quilómetros da autoestrada entre Tábor e České Budějovice".
Limite de 150 km/h não será permanente
A ideia, segundo a entidade, é que o novo limite de velocidade seja implementado naquela secção da via até ao fim de setembro, caso tudo corra bem.
No entanto, os 130 km/h (mais 10 km/h do que em Portugal) continuarão a ser o padrão, sendo que os 150 km/h dependerão da situação de tráfego e das condições da via e meteorológicas, segundo a emissora CT. O custo do projeto é de 55 milhões de coroas checas (mais de dois milhões de euros).
A sinalização é variável, pelo que, mesmo que o novo limite de 150 km/h vá em frente após os testes, será sempre alterado para o padrão de 130 km/h quando as condições o justificarem.
Outros limites de velocidade na UE
Atualmente, a Bulgária tem os limites de velocidade em autoestrada mais altos da UE, podendo atingir os 140 km/h em algumas vias. Há diversos países que permitem andar a 130 km/h, como Áustria, Dinamarca, França, Itália ou Países Baixos, entre outros.
Existem países, como Portugal, em que o limite está estabelecido nos 120 km/h, e outros mais conservadores como Liechtenstein ou Malta em que a velocidade máxima está nos 80 km/h.
Leia Também: Multa pesada. Também há limites de velocidade nas 'autobahns' alemãs