Para além do triunfo do Sporting de Braga frente ao Lincoln Red Imps (0-4), esta quinta-feira, houve outras partidas enquadradas na primeira mão do playoff de acesso à fase de grupos da Liga Europa, com destaque, desde logo, para o triunfo do Panathinaikos, de Rui Vitória, diante do Samsuspor (2-1).
A jogar na Grécia, o conjunto do treinador português não conseguiu colocar-se a vencer antes do intervalo e, para piorar o cenário, viu Logi Tomasson beneficiar da assistência de Kilinc para abrir o ativo para o conjunto turco, à passagem do minuto 51.
Fotis Ioannidis, antigo alvo do Sporting, foi lançado por Rui Vitória e, sensivelmente a meio do segundo tempo, Kyriakopoulos restabeleceu a igualdade, à passagem do minuto 66. A reviravolta, essa, surgiu pouco depois, quando Erik Palmer-Brown beneficiou do passe de Tetê, deixando o técnico ex-Benfica e Vitória SC em festa.
Já nos outros jogos do dia, realizados ainda durante a tarde, os dinamarqueses do Midtjylland, de Dani Silva, começaram por golear o KuPS, por 4-0, enquanto o Malmo bateu o Sigma Olomuc (3-0) na Suécia e o Brann derrotou os cipriotas do AEK Larnaca (2-1), dos lusos Danny Henriques, Gus Ledes e Bruno Gama.
À mesma hora do encontro da equipa de Rui Vitória, o Utrecht deslocou-te até à Bósnia e Herzegovina, onde bateu o Zrinjski (0-2), enquanto o Shkendija 'tramou' o Ludogorets, de Dinis Almeida, com um triunfo por 2-1. Já os israelitas do Maccabi Tel Aviv derrotaram o Dynamo Kyiv, por 3-1, com destaque ainda para a vitória dos suíços do Young Boys no terreno do Slovan Bratislava (0-1), na Eslováquia.
Ligeiramente mais tarde, o Genk não deu hipóteses na Polónia e praticamente sentenciou o Lech Poznan, com uma goleada por 1-5, 'tramando' os portugueses Joel Pereira e João Moutinho. Já o FCSB esteve perto de sorrir na Escócia, mas permitiu o empate do Aberdeen (2-2), com nota ainda para o triunfo do Rikea frente aos gregos do PAOK, por 1-0, na Croácia.
Recorde-se que a segunda mão do playoff de acesso à fase principal da Liga Europa está agendada para a próxima semana, com todos os jogos a disputarem-se na quinta-feira, dia 28 de agosto, à exceção do AEK Larnaca-Brann, que se realizará na quarta-feira.
Destaque, sobretudo, para o Sporting de Braga, com um importante triunfo no Estádio do Algarve, diante do Lincoln Red Imps (0-4), a colocar a equipa de Carlos Vicens com um pé e meio na próxima fase da segunda maior prova europeia de clubes da UEFA.
[Notícia atualizada às 21h46]
Leia Também: Rui Vitória sorriu nos penáltis e Panathinaikos festejou passagem… assim