O Sporting de Braga deu mais um importante passo rumo à fase regular da Liga Europa, esta quinta-feira, ao golear o Lincoln Red Imps (0-4), no Estádio do Algarve, casa emprestada do clube de Gibraltar nos duelos da prova europeia.
Com os titulares Lukas Hornicek, Gustaf Lagerbielke, João Moutinho, Sikou Niakaté, Víctor Gómez, Rodrigo Zalazar, Gorby Baptiste, Leonardo Lelo, Mario Dorgeles, Fran Navarro e Ricardo Horta, o conjunto de Carlos Vicens entrou algo apático na partida, permitindo mesmo dois sustos junto da sua baliza dentro dos primeiros 15 minutos.
Toni García criou a primeira oportunidade na sequência de um livre, até que, logo a seguir, foi a vez de Tjay de Barr ficar na cara do guardião dos bracarenses, que impediu o golo e corrigiu, assim, o gritante erro de Niakaté.
O Sporting de Braga dominava no capítulo da posse de bola, enquanto as oportunidades pareciam escassear. Seria uma questão de tempo. Mario Dorgeles deu o mote, Ricardo Horta viu o seu remate ser defendido por Nauzet García e, à terceira, foi de vez.
Aos 34 minutos, Víctor Gómez correspondeu da melhor maneira ao cruzamento de Rodrigo Salazar e, ao segundo poste, cabeceou para o fundo das redes, deixando o público bracarense presente no sul de Portugal em festa. Foi mesmo a estreia a marcar, ao 133.º encontro ao serviço do clube minhoto.
O primeiro é sempre especial 🫶
— SC Braga (@SCBragaOficial) August 21, 2025
Victor Gomez estreia-se a marcar pelo SC Braga. #GanharComTodos | #UEL pic.twitter.com/NGlv2Lhjwc
Não foi preciso esperar muito para que, à passagem do minuto 39, Rodrigo Zalazar deixasse as assistências para voltar aos golos. Após tabela com João Moutinho, o craque uruguaio ajeitou a bola com classe no interior da grande área e atirou com sucesso para o segundo (e tranquilizador) golo do Sporting de Braga.
A abertura do segundo tempo trouxe mexidas do lado da equipa de Gibraltar, com uma dupla mexida, mas Carlos Vicens só mexeu, por obrigação, ao minuto 50, quando lançou Gabri Martínez para o lugar do lesionado Ricardo Horta, ele que havia apresentado sinais de queixa logo nos primeiros minutos da segunda metade.
Num ritmo 'morno' até ao apito final, as equipas surgiram algo conformadas com o resultado, mas Rodrigo Zalazar fez questão de dilatar a vantagem minhota, aos 80 minutos, com direito a 'chapelada' após passe de Leonardo Lelo.
Num jogo que contou com algumas centenas de adeptos do Sporting de Braga nas bancadas do Estádio do Algarve, o 4-0 final chegou já em tempo de descontos, por intermédio de Pau Victor, aos 90+1'.
Com pé e meio na próxima fase, o Sporting de Braga prepara-se agora para receber o Lincoln Red Imps, na próxima quinta-feira, na Pedreira, a partir das 20 horas (horário de Portugal Continental), naquela que será uma segunda mão disputada novamente em território nacional, algo pouco comum no panorama das provas europeias.
Para trás, recorde-se, ficaram os búlgaros Levski Sofia (agregado de 1-0 após recurso a prolongamento na segunda mão) e ainda os romenos do CFR Cluj (agregado favorável de 4-1), nas segunda e terceira pré-eliminatórias da segunda maior prova europeia de clubes da UEFA, no que ao percurso do clube português diz respeito.
Leia Também: Rui Vitória 'troca as voltas' aos turcos e já mira acesso à Liga Europa
Leia Também: Sp. Braga arranca playoff (com favoritismo) frente ao Lincoln Red Imps