O Besiktas dificultou as contas do apuramento para a fase de liga única da Liga Conferência, após empatar, esta quinta-feira, com os suíços do Lausane (1-1), no duelo da primeira mão do playoff desta competição europeia.
Num encontro disputado no Stade de la Tuiliere, na cidade helvética de Lausanne, as águias negras foram a jogo com quatro antigos jogadores do Benfica no onze inicial. David Jurásek, João Mário, Rafa Silva e Orkun Kokçu mereceram a confiança do treinador norueguês Ole Gunnar Solskjaer.
Num duelo com pouco para contar, o primeiro golo da partida aconteceu ao minuto 45. O kosovar Milot Rashica estava no lugar certo e na hora certa para chegar ao ressalto e fazer o golo dos turcos.
Os turcos foram controlando as incidências da partida, mas acabaram por consentir o golo do empate aos 83 minutos, num remate certeiro de Bryan Okoh.
Já nos outros jogos do dia, realizados ainda durante a tarde/noite desta quinta-feira, os romenos do Universitatea Craiova, do português Samuel Teles, venceram na visita aos turcos do Basaksehir, onde milita Migue Crespo, por 1-2. Já o AEK Atenas, de Filipe Relvas, sobreviveu a uma expulsão e empatou fora de portas com o Anderlecht (1-1).
Por seu turno, os luxemburgueses do Differdange, que contam no plantel com os portugueses Rafael Pinto, Pedro Alves, Manuel Namora, Edgar Pacheco e Arlindo Barbosa, perdeu na visita aos kosovares do Drita (2-1). Melhor sorte teve o AZ Alkmaar, de Alexandre Penetra, que venceu o Levski, carrasco do Sporting de Braga, por 2-0, jogo em que também foi utilizado o português Aldair Neves do lado dos húngaros.
Os arménios do Noah, onde estão os portugueses Gonçalo Silva, David Sualehe e Hélder Ferreira, goleou, por 1-4, na visita ao Olimpija Ljubljana, de Diga e do ex-Casa Pia Diogo Pinto. Já André Goncalves e o seu Polissya Zhytomyr perderam na receção à Fiorentina, por 0-3. O Servette, de Keyan Varela, empatou em casa do Shakhtar Donestsk (1-1).
Ainda no que diz respeito a futebolistas portugueses lá fora, os polacos do Jagiellonia, que contam nas fileiras com o antigo jogador do Estoril Praia Bernardo Vital, venceram de forma expressiva o Dínamo Tirana, de Tiago Nani, por 3-0.
Quem também sorriu nesta noite de Liga Conferência foram os portugueses a atuar em clubes da Polónia. O Légia, do antigo jogador do Sporting Rúben Vinagre, venceu em casa dos escoceses do Hibernian, por 1-2. Por seu turno, o Rakow, que conta nas fileiras com o avançado português Leonardo Rocha, triunfou em casa diante dos búlgaros do Arda, por 1-0.
Recorde-se que a segunda mão do playoff de acesso à fase de liga única da Liga Conferência está agendada para a próxima semana, com todos os jogos a disputarem-se na quinta-feira, dia 28 de agosto. A única exceção é o Sparta Praga-Riga, que acontecerá na quarta-feira.
[Notícia atualizada às 21h58]
Leia Também: Santa Clara desperdiça importante vantagem e sonho europeu fica em risco