RDCongo. Pelo menos 52 civis mortos em ataques das FDA

Pelo menos 52 civis foram mortos em ataques das Forças Democráticas Aliadas (ADF, na sigla em inglês) em agosto no leste da República Democrática do Congo (RDCongo), anunciou hoje a Missão das Nações Unidas no país (Monusco).

República Democrática do Congo, RDCongo,

© JOSPIN MWISHA/AFP via Getty Images

Lusa
18/08/2025 21:13 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

RDCongo

Os ataques dos rebeldes em Kivu do Norte "custaram a vida a pelo menos 52 civis, incluindo oito mulheres e duas crianças", declarou a missão da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

"A violência foi acompanhada por sequestros, saques, incêndios de casas, veículos e motocicletas, bem como pela destruição de bens pertencentes a populações que já enfrentavam uma situação humanitária precária", acrescentou.

Entre as 52 vítimas do mês de agosto, pelo menos nove foram mortas na noite de sábado para domingo, num ataque à localidade de Oïcha, no Kivu do Norte, segundo fontes de segurança e locais.

Alguns dias antes, as ADF - grupo rebelde com laços estreitos com o Estado Islâmico - já tinha matado pelo menos 40 pessoas em várias localidades situadas no setor de Bapere, também na província de Kivu do Norte.

O grupo rebelde, armado e formado originalmente por antigos rebeldes ugandeses, matou milhares de civis e multiplicou os saques e assassínios no nordeste da RDCongo, apesar do envio do exército ugandês para apoiar as forças armadas congolesas.

De acordo com o chefe do setor de Bapere, Macaire Sivikunula, as ADF atacaram durante a noite de 13 para 14 de agosto, "enquanto fugiam de um ataque das forças armadas congolesas e ugandesas".

O presidente da sociedade civil do setor de Bapere, Samuel Kagheni Kakule, disse que "casas foram incendiadas e pessoas levadas" pelos agressores durante esses ataques.

No final de 2021, Kampala e Kinshasa lançaram uma operação militar conjunta contra as ADF, sem conseguir até agora pôr fim às suas atrocidades.

Leia Também: Quase 50 reclusos fogem de prisão no sudoeste da RDCongo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas